3 de dez. de 2008

Guns N' Roses - Chinese Democracy

Grande noite a todos!

Eu estou muito feliz hoje por que comprei um CD original que eu estava esperando fazia 7 longos anos. o Chinese Democracy do Guns N' Roses.

Sim, o tão falado e esperado CD saiu faz umas 2 semanas e eu agora estou com ele original em casa. Mas também , não era pra menos, pois sou um fã incondicional da banda, mesmo eu não presenciando a carreira deles nos anos 80/90, mas marcou a minha adolescência. Pra mim, é aquela banda que você ouve os primeiros acordes e pensa: "Puta banda foda essa cara."

O CD, com 14 "novas" músicas, trás faixas com estilo muito diferente do Guns N' Roses dos anos 80, aonde tinham músicos monstruosos, como o Slash (guitarra solo) e o Duff (baixista), por exemplo. Tem faixas que vai do "Hard Rock" ao "Industrial" com toques de "Alternativo", por incrível o que pareça.

Como o próprio Axl tinha comentado, esse era um CD do gosto dele, não feito pra vender, e sim, aquilo que ele gostaria de ter feito, e fez. Muito criticado pela imprensa brasileira e internacional, mas com uma marca registrada: "a garganta do Axl Rose". Pô, o cara tem 40 e poucos anos e ainda berra como um condenado, é de se notar e se apreciar isso. Claro, é em estúdio, mas se você ver algo no YouTube, verá que ele ainda está na velha forma. Mas a pergunta é: "Será que a formação da banda vai emplacar?". Querendo ou não, o parâmetro pra comparação é muito alto.

Mas mesmo com tantas dúvidas, Guns N' Roses está de volta, e batendo records, como 3 milhões de execuções nas músicas do Chinese Democracy em 1 dia e Top de venda pelo iTunes em 24 países.

Bem, vamos ao álbum.

Guns N' Roses - Chinese Democracy (2008)



Lista de músicas:
01. Chinese Democracy
02. Shackler's Revenge

03. Better

04. Street of Dreams

05. If The World

06. There Was a Time

07. Catcher in The Rye

08. Scraped

09. Riad N' The Bedouins

10. Sorry

11. I.R.S.

12. Madagascar
13. This I Love

14. Prostitute


Vou fazer um breve review do meu ponto de vista sobre cada música, mas lembrando que é uma opinião minha, e não vinda de um profissional.

Chinese Democracy - Tem uma introdução exageradamente demorada com tambores e coisas desse tipo, mas pecou só pela demora mesmo. Uma ótima música, aonde o Buckethead tocou bem pra caramba e tem uma letra muito boa. Aliás, a grande maioria das músicas tem. Essa música, quando ouvi o Single, no caso, a versão final, me animou bastante. Bem diferente daquilo que foi mostrado em 2001 no Rio de Janeiro.

Shackler's Revenge - Aqui aparece o que eu tinha dito sobre o Industrial. Uma música que não tem nada de parecido com o Guns N' Roses que eu conhecia até 2 semanas atrás. Tem um ritmo bem legal, mas como um colega meu falou: "No solo parece o Tom Morello no Rage Against The Machine". Tive que concordar com ele.

Better - Uma música mais calma, com melodia suave. Outra com uma introdução meio zuada, mas é curta pelo menos a tal da introdução. Guitarra base ta perfeito e solos bem bolados. É uma ótima música.

Street of Dreams - Introdução linda com piano, quase, eu disse QUASE lembrando November Rain. Mas as similaridades param por aí. Outra música mais calma e ótima.

If The World - Uma música sem o som do baixo, estranha. Sei lá, não tenho muito o que dizer.

There Was A Time - Minha música favorita do álbum. Melodias que me lembraram por alguns momentos a banda dos anos 80, com uma letra divina. Pra mim, se encaixaria perfeitamente em um "The Best Of" da banda.

Catcher In The Rye - Tem um solo bem legal, mas a música é bem diferente daquilo que se está acostumado também. E da pra perceber nítidamente a voz do Axl editada.

Scraped - Considerada por muitos fãs pela internet a fora, a melhor música do Álbum. Eu sinceramente achei ela fraquinha e sem muito conteúdo.

Riad N' The Bedouins - Tirando o solo bom, é igual a Catcher... No mínimo "diferente".

Sorry - Tem uma mistura de violão com eletrônicos, bem lentinha, mas com uma letra muito boa. Eu gostei.

I.R.S. - Primeira música que vazou para a internet desde 1900 e bolinha, e por consequência, a que mais sofreu alterações. Ótima música. Violões e guitarras muito boas, pqp, quase não senti falta do Slash ou do Izzy.

Madagascar - Música com um ritmo meio alternativo, com uma letra bem bolada e uma mistura de Civil War pra dar um toque de nostalgia. Gostei.

This I Love - Uma música, pra variar, diferente. Mas eu gostei também.
Prostitute - Como li na internet, essa era a música que o Axl mais se identificou. Mas perto disso que ele falou, a expectativa foi grande demais para pouca coisa.

Agora algumas imagens do encarte, CD, etc.

















Bem, é ± isso que eu penso sobre o álbum. Se você já ouviu e gostou ou não, comente e diga por que. Mas, eu sinceramente estou muito feliz.

Tenham uma boa noite.

[]'s
ELM

2 comentários:

Unknown disse...

Seu blog tá show Programis, depois eu desbloqueio os comentarios, ok? []s

Unknown disse...

Gostei bastante do seu review do álbum, garoto! alguns comentários bem imparciais bem interessantes.

Quanto ao cd, ouvi pouco ainda pra dar um parecer final do que eu achei. Tenho que superar o trauma causado pela ausência do Slash e seus solos mais do que pessoais. A princípio, um cd muito bom, mas não arriscaria um palpite entre se vai emplacar ou não.

Muita coisa mudou na música desde que o Guns deixou sua enorme massa de fans ao relento. Me pergunto se o público de hoje se identificará com a banda, e se o antigo com as mudanças que ela sofreu.

De uma forma ou de outra, viva o rock'n roll!!! \o/