14 de dez. de 2008

Onda de Plágios ?

Boa noite!

Hoje vou falar de um assunto nada divertido, o Plágio!

Sim, depois de estourar uma notícia que pegou todos de surpresa, a acusação de Joe Satriani sobre a música Viva la Vida do Coldplay, aonde ele acusa que a música tem trechos de uma música de sua autoria chamada If I Could Fly, que por sinal, o Riff é Idêntico =(

Qualquer dúvida ouça aqui e aqui, as 2 músicas em questão.


O guitarrista Joe Satriani diz que em "Viva la Vida" há "trechos" de "If I Could Fly"


Mas, meu post de hoje não é sobre a luta judicial que se iniciará sobre essas 2 entidades musicais monstruosas e de uma qualidade inquestionável. Falarei sobre algo que eu percebi ao ouvir um outro álbum. Qual álbum ? Esse:


Queen + Paul Rodgers: The Cosmos Rocks

Sim, sobre uma música do novo álbum do Queen que conta com o Paul Rodgers como vocalista. Um álbum muito bom por sinal, com músicas de um rock de qualidade, mas que infelizmente, não lembra nada do Queen de antigamente. Engraçado, me lembro de ter comentado sobre uma banda com o mesmo ponto negativo.

Então, eu ouvindo atentamente, quando ouço o início da música "C-lebrity", a faixa 10 do álbum. Uma ótima música, por sinal. Ai, então, no riff inicial me lembrou uma outra música, uma música de uma banda chamada Tenacious D. Pra quem não conhece, Tenacious D é uma banda liderada pelo rockeiro e ator Jack Black.



Banda Tenacious D em apresentação em Nova Iorque, 2006.

Mas ai, vocês podem estar falando: "Você ta louco, Queen cometendo um ato desse tipo, para de falar merda".

Ah é!? Então ouçam:

Tenacious D - The Metal

Queen + Paul Rodgers - C-lebrity

Mero acaso ? Sei não hein.


ps. Não pesquisei sobre a liberação do riff do Tenacious D ou algo do gênero, se existir, me mandem pelos comentários.

Nenhum comentário: